Lista de publicações

PFR 0 | Para a História da Fundação

A Publicação número 0 reúne uma vária de textos que têm como objectivo fixar linhas de programação editorial: documentar, divulgar e promover perspectivas múltiplas sobre a Cultura e o Património de Portalegre. Esta primeira edição congrega simultaneamente estudos sobre a história da Fábrica Robinson e textos sobre a construção da memória e da história da Fundação Robinson.[Download]

PFR 1 | Olhar de Fotógrafos I

Da prática de documentação e registo visual fotográfico do antigo espaço industrial, como forma de preservar a memória colectiva, resulta a série ''Olhar de Fotógrafos''. Esta série tem como objectivo divulgar o acervo de fotografia contemporânea da Fundação Robinson, resultado dos trabalhos de vários fotógrafos contemporâneos em diversas leituras do Espaço Robinson.[Download]

PFR 3 | ArqRob. O Arquivo da Fundação Robinson

A constituição de um arquivo electrónico resultou da necessidade de contextualizar o plano geral de reabilitação da Fábrica Robinson, fixando documentalmente a História e a Memória da fábrica através da recolha de documentação dispersa em vários arquivos nacionais. A Publicação número 3 reúne textos sobre as várias etapas da primeira fase do projecto ArqRob.[Download]

PFR 4 | Famílias inglesas e a economia de Portugal

O Publicação número 4 apresenta uma colecção de estudos sobre o percurso de algumas famílias britânicas em Portugal, como resultado do Seminário InterregForum2008 - ''A influência das famílias inglesas na economia portuguesa: os Stephens da Marinha Grande; os Phelps na Madeira; os Kingston, o clã Warre, os irlandeses Quillinan e Joseph James Forrester no Porto.[Download]

pub: Dezembro de 2009

PFR 5 | O Convento de São Francisco de Portalegre

A Publicação número 5 constitui-se como um primeiro esboço para a história do mais antigo convento franciscano de Portalegre, que data do século XIII. O estudo confronta várias fontes documentais, conhecidas até à data, que permitiram entender as várias alterações registadas no edifício conventual e as reformulações da regra e ascese seguida pelos seus frades em vários períodos da sua história.[Download]

pub: Setembro de 2008

Nº de registos : 26 ( 1 até 5 )